Atividades
A secção atividades reúne guiões de atividades desenvolvidas por uma equipa de duas professoras do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, investigadoras do LabDCT-CIDTFF e de especialistas em educação em ciências e educação para a literatura. Cada guião explora uma pergunta científica ou questão-problema diferente que se relaciona com o texto literário apresentado. Grande parte destas atividades enquadram-se nos diferentes níveis do 1.º ciclo do ensino básico. Por vezes, podem destinar-se a um nível de ensino específico. As questões-problema, surgem no quotidiano de todos nós e estão próximas da realidade dos mais novos.
As atividades encontram-se estruturadas em três partes:
- Vamos ler e compreender...
Nesta fase, apresentaremos propostas de tarefas de leitura/ compreensão ou gramaticais dos textos apresentados para que as crianças as possam desenvolver autonomamente.
- Vamos investigar...
Com o "vamos investigar", pretendemos lançar uma questão-problema, levantada pelas crianças ou sugerida por nós, a partir do texto literário explorado, que será o mote para o desenvolvimento de uma atividade de cariz investigativo.
- Vamos criar...
Neste momento, propomos atividades de escrita de intenção literária, articuladas com a educação artística para que as crianças possam desenvolver as suas competências criativa e/ou crítica, comunicando os resultados obtidos através das atividades experimentais e/ou consolidando os conhecimentos científicos trabalhados.
